sábado, 21 de maio de 2011

Humildade

"Senhor, fazei com que eu aceite
minha pobreza tal como sempre foi. 
Que não sinta o que não tenho
Não lamente o que podia ter
e se perdeu por caminhos errados
e nunca mais voltou. 
Dai, Senhor, que minha humildade
seja como a chuva desejada
caindo mansa,
longa noite escura
numa terra sedenta
e num telhado velho. 
Que eu possa agradecer a Vós,
minha cama estreita,
minhas coisinhas pobres,
minha casa de chão,
pedras e tábuas remontadas. 
E ter sempre um feixe de lenha
debaixo do meu fogão de taipa,
e acender, eu mesma,
o fogo alegre da minha casa
na manhã de um novo dia que começa."

                   Cora Coralina

terça-feira, 17 de maio de 2011

Oração da Família

Senhor, nós vos louvamos pela nossa família e agradecemos a vossa presença em nosso lar.
Iluminai-nos para que sejamos capazes de assumir nosso compromisso de fé na Igreja e de participar da vida de nossa comunidade.
Ensinai-nos a viver a vossa palavra e o Vosso mandamento de Amor, a exemplo da Sagrada Família.
Concedei-nos compreendermos nossas diferenças de idade, de sexo, de caráter, para nos ajudarmos mutuamente, perdoarmos nossos erros e vivermos em harmonia.
Dai-nos, Senhor, saúde, trabalho e um lar onde possamos viver felizes.
Ensinai-nos a partilhar o que temos com os mais necessitados e empobrecidos, edai-nos a graça de aceitar com fé e serenidade a doença e a morte quando se aproximem de nossa família.
Ajudai-nos a respeitar e incentivar a vocação de nossos filhos quando quiserdes chamar a Vosso serviço.
Que em nossa família reine a confiança, a fidelidade, o respeito mútuo, para que o amor se fortifique e nos una cada vez mais.
Permanecei em nossa família, Senhor,
Abençoa nosso lar hoje e sempre. 

Amém!

Benção da Casa

Deus Pai, Senhor desta casa, para a qual pedimos hoje e sempre a tua benção e proteção, cuida de todos os que vivem e viverão sob este teto, do primeiro de seus dias até o momento em que retornaremos à tua morada eterna.
Sustenta a nossa vida na fé em teu Filho Jesus, para que Ele seja a luz de nossos dias, como o foi para José e Maria, na pequena casa de Nazaré.

Não permitas que a discórdia e a desunião cresçam entre nós, muito menos a mentira e o ciúme, que todos sejamos atentos uns aos outros, fiéis ao amor que nos une, generosos na partilha do pão, dos talentos, dos frutos de nosso trabalho.

Protege-nos dos apelos do consumismo e da vaidade, mas também das doenças e da violência, da maledicência e do egoísmo. Que nosso espírito seja forte e alegre, reto e bondoso.

Vela por nós nas horas de angústia e de dor, nos momentos de inquietação e dúvida. Que o Evangelho seja sempre o ponto de apoio e de referência, o critério de escolha e a palavra final de nossos atos.

Que esta família te honre com a vida e com o louvor, na fidelidade e no serviço, em todos os dias, pelas gerações que virão.

Que nesta casa todos os que aqui vierem se sintam acolhidos e amados, e tenham o desejo de se aproximar de ti, pois saberão que Tu és a fonte de nossa alegria e o alimento de nosso amor.

Tudo isso te pedimos em nome de teu Filho amado, por intercessão de Maria, nossa Virgem Mãe, dos santos anjos e de todos os santos a quem nos recomendamos, para estarmos e vivermos sempre em tua presença e sob tua divina proteção. Amém.